ASSINE
search button

FT: Aécio cresce nas pesquisas e é visto como 'voto de protesto'

Compartilhar

Aécio Neves, candidato a presidência da República pelo PSDB “surpreendeu os brasileiros ao bater a ambientalista Marina Silva”, diz o jornal americano Financial Times.  Agora, o segundo turno é entre Aécio e a atual presidente Dilma Rousseff. Em reportagem publicada nesta segunda-feira (13), o jornal  diz que agora Neves tem o "momentum”.

 Ele alcançou cerca de 34% dos votos no primeiro turno contra Marina Silva e agora ultrapassou Dilma. O jornal ainda afirma que Aécio é visto como um voto de protesto “para as pessoas cansadas dos serviços públicos ruins, políticos corruptos e as ruas perigosas”.

Segundo o jornal, Dilma se pronunciou dizendo que “ele representa um modelo que quebrou o país três vezes, que cobriam os seus escândalos de corrupção, que privatizaram bens públicos para o preço de uma banana”. Assim, ela abriu campanha para o segundo turno em 26 de outubro.

Eles afirmam que a eleição brasileira é a mais importante em anos para nós, a segunda maior economia emergente que “está em perigo de afundar sob uma mistura tóxica de inflação e baixo crescimento”.

 A publicação mostra indicadores econômicos que vão contra o governo Dilma. “A inflação foi maior do que o limite superior da meta do banco central de 6,5% em setembro, enquanto os analistas esperam que a economia deverá crescer apenas 0,2% este ano”. Aécio acabou de passar Dilma nas pesquisas eleitorais

 “Seja qual for o candidato”, diz a publicação, “ele ou ela terá de reequilibrar as contas públicas e desmantelar os controles de preços e subsídios, ou arriscar um rebaixamento do rating de crédito e maior erosão da confiança entre os investidores”. A política atual de Dilma é atrelada aos subsídios e controle de preços o que desagrada dos investidores nacionais e estrangeiros. A expectativa é que Aécio seria menos intervencionista, dando mais autonomia aos investidores, o que o alia com o empresariado.