ASSINE
search button

El País elogia Aécio e diz que sua maior façanha foi conseguir apoio de Marina

Compartilhar

Nesta segunda-feira (13), o jornal El País publicou uma matéria em que diz que a maior façanha de Aécio foi, depois de ter vencido Marina Silva no primeiro turno, ganhar o apoio dela no segundo turno. O jornal diz que tal apoio "não era tarefa fácil e tê-lo conseguido revela capacidade de diálogo e compreensão das ideias dos outros” que, no caso, Aécio teria. 

>>Marina Silva: “votarei em Aécio e o apoiarei”

Marina fez diversas exigências para dar apoio ao candidato. Em resposta, Aécio mudou algumas coisas em seu programa de governo, como a defesa do fim da reeleição para cargos executivos, a manutenção das prerrogativas do Poder Executivo na demarcação de terras indígenas, a ampliação da reforma agrária e a sustentabilidade das políticas do governo, todas bandeiras defendidas por Marina Silva.

Temas essenciais, como a redução da maioridade penal, que Aécio defende e Marina é contra, não foram abordados. O jornal El Pais afirma que diante das exigências de Marina, “Aécio podia ter lembrado a ela que o perdedor nunca pode impor condições ao ganhador”. Algumas exigências foram abordadas, outras não. Mesmo assim, Marina apoiará o candidato, o que parece deixar o colunista do El País, Juan Arias, satisfeito.

Ele diz que, depois da compreensão de Aécio para com Marina, ela não poderia negar apoio. “Marina podia – com essa costura delicada, inteligente e até elegante de Aécio para negociar seu apoio – negar sua mão? Teria sido seu próprio suicídio e teria parecido um gesto de soberba difícil de perdoar”.

Os elogios ao Aécio não param: “a ambientalista que não renuncia a continuar lutando para poder derrubar os muros de um tipo de política que está em crise mundial não podia encontrar melhor interlocutor que o mineiro, filho de uma região e neto de um político como Tancredo Neves, para quem também o tempo acaba tendo menos pressa do que em outros lugares”.