ASSINE
search button

El País diz que eleições brasileiras estão repletas de suspense

Compartilhar

Em uma reportagem publicada nesta segunda-feira (14), o jornal El País se questiona se o crescimento do candidato a presidente Aécio Neves (PSDB)é uma onda que vai tomar tudo ou um balão que está crescendo antes de murchar. Pela primeira vez, uma pesquisa mostrou Aécio na frente de Dilma Rousseff (PT).

O candidato cresceu 12,45 pontos percentuais desde domingo passado, quando tinha obtido 33,35%. Agora, está com mais de 45% das intenções de voto, empatando com Rousseff que conseguiu mias 2,4 pontos após a obtenção de um 41,59% na primeira pesquisa.

“Estes primeiros resultados indicam que começa a se estabelecer a onda Aécio? Ou poderia ser mais um balão crescendo mas que vai esvaziar com a força eleitoral de Dilma Rousseff e do Partido dos Trabalhadores (PT), como aconteceu com a candidato Marina Silva? É difícil prever em uma eleição cheia de suspense e surpresas” diz a publicação.

O jornal ainda diz que não é verdade que os brasileiros perderam o espírito dos protestos de junho de 2013 e que não estão interessados nas eleições. Eles ainda especulam que a rivalidade entre os candidatos será ainda mais acirrada no segundo turno.

“Estas são as primeiras eleições em um mais pensativo e com um certo medo sobre o seu futuro, já que o Brasil tem que lidar com os piores indicadores econômicos dos últimos anos”, diz a publicação.

O jornal relembra que a disputa está tecnicamente empatada, o que mostra que “o país está dividido em dois na sua avaliação de qual candidato oferece o que eles estão procurando”.

Ele categoriza os candidatos entre aquele que traz a “mudança”, no caso Aécio, e aquela que se oferece para dar continuidade com mudanças de equipe e ideias, “concluindo o que esses quatro anos de governo ainda não conseguiram mudar”.