ASSINE
search button

Brasil dividido: campanhas conseguiram radicalizar

Datafolha aponta que, para o segundo turno, Dilma tem 53% e Aécio, 47% das intenções de voto

Compartilhar

O Brasil está dividido. A campanha presidencial conseguiu radicalizar de tal forma que o Datafolha aponta na tarde deste sábado (4) que, para o segundo turno, entre os votos válidos, Dilma tem 53% e Aécio, 47% das intenções de voto. O que tem que se considerar é que este é o número de eleitores e que, nas classes C e D, o Brasil carrega quase a metade da população. Menores de 16 anos dentro desta renda não votam. São dois Brasis, um Brasil com mais de 60% de pobres, com 30% de classe média, e pode-se considerar o outro dos que têm renda superior a 15 salários mínimos.

O Datafolha aponta então que, para o segundo turno, Dilma aparece com seis pontos percentuais à frente de Aécio. Em 2010, quando Dilma disputava com José Serra, o instituto apontava na véspera do 1° turno uma diferença de 12 pontos entre os dois para o 2° turno, com a petista na liderança (52% a 40%), contra os 12,1 pontos de diferença da eleição do dia 31 de outubro, que garantiu a vitória de Dilma com 56,05% dos votos contra 43,95% de Serra. Às vésperas daquele segundo turno, no entanto, o mesmo instituto apontou uma diferença de 10 pontos percentuais, Dilma com 55% e Serra, 45%. 

>> Ibope - votos válidos: Dilma tem 46%, Aécio, 27%, e Marina, 24%

Pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado (4) aponta para a seguinte configuração para o primeiro turno da eleição presidencial, com os votos válidos: Dilma tem 44%, Aécio subiu para 26% e Marina cai para 24% dos votos válidos. Marina e Aécio estão empatados tecnicamente no primeiro turno, já que a margem de erro é de dois pontos para cima ou para baixo. 

Na pesquisa anterior, entre os votos válidos, Dilma tinha 45%, Marina 27%, e Aécio, 24%.

Luciana Genro (PSOL), Pastor Everaldo (PSC) e Eduardo Jorge (PV) têm 1%, cada. Os outros cinco candidatos somam 1%. Os que votam nulo ou em branco são 4% e não sabem, 5%.

Segundo turno, entre os votos válidos

No teste de segundo turno, Dilma vence tanto Aécio quanto Marina. Contra o tucano, tem 53% contra 47% de Aécio nos votos válidos. Contra a pessebista, vence por dez pontos, de 55% a 47%.

Votos totais

Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais ficam com a seguinte composição: Dilma Rousseff, 40%, Aécio Neves, 24%, e Marina Silva, 22%.

Pastor Everaldo, do PSC, tem 1%, Luciana Genro (PSOL), 1%, Eduardo Jorge (PV), 1%, Zé Maria (PSTU): 0%, Rui Costa Pimenta (PCO), 0%, Eymael (PSDC), 0%, Levy Fidelix (PRTB), 0%, Mauro Iasi (PCB), 0%, Branco/nulo, 4%, Não sabe/não respondeu, 5%.

No levantamento anterior do instituto, divulgado na quinta-feira (2), Dilma tinha 40%, Marina, 24%, e Aécio, 21%.

Segundo turno, entre os votos totais

Em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina, a candidata do PT tem 49% e a do PSB, 39% dos votos totais. Na anterior, Dilma tinha 48% e Marina, 41%.

Na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista vence por 48% a 42%, com o tucano crescendo um ponto percentual em relação a pesquisa anterior.

Espontânea

Na modalidade espontânea da pesquisa, em que o pesquisador somente pergunta ao entrevistado em quem ele pretende votar, sem apresentar a lista de candidatos, os resultados são: Dilma Rousseff, com 36%, Aécio Neves, 20%, e Marina Silva, 19%. Luciana Genro aparece com 1%; Em branco/nulo/nenhum, 5%, não sabem, 16%.

A pesquisa foi encomendada pela Folha e pela TV Globo, com 18.116 pessoas em 468 municípios neste sábado e na sexta. O nível de confiança é 95%. O registro do levantamento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-01037/2014