ASSINE
search button

PSB escolhe Beto Albuquerque como vice de Marina Silva

Deputado federal será oficializado como candidato nesta quarta-feira

Compartilhar

Depois de um dia de disputas internas, o líder do PSB na Câmara, Beto Albuquerque (RS), foi escolhido, nesta terça-feira (19), candidato a vice-presidente da República na chapa do partido. O nome dele será oficializado, ao lado da ex-senadora Marina Silva, candidata à Presidência, nesta quarta-feira, em Brasília. A mudança ocorre depois da morte de Eduardo Campos na semana passada em acidente aéreo em Santos (SP). 

Beto Albuquerque despontou como favorito na disputa pela vice-presidência na semana passada, quando o partido decidiu dois critérios para a escolha do nome: ser um quadro tradicional do PSB e ser ligado a Eduardo Campos. 

Segundo o jornal Diário de Pernambuco, Beto Albuquerque precisou superar a resistência da ala pernambucana do partido, que reivindicava um nome do estado para a composição.

Este ano, Albuquerque disputava uma cadeira no Senado pelo Rio Grande do Sul, a pedido de Eduardo Campos, mas aparecia apenas em 3º lugar nas pesquisas. 

O PSB já consultou a ex-senadora Marina Silva, que deu aval à escolha. Ela tem bom relacionamento com o deputado. Ex-secretário de Infraestrutura e Logística do governo Tarso Genro (PT) no Rio Grande do Sul, Albuquerque se elegeu deputado federal pela primeira vez em 1998. No primeiro mandato, licenciou-se para ser secretário de Transporte do governo Olívio Dutra, no mesmo estado. É advogado e tem 51 anos.

A viúva de Eduardo, Renata Campos, também era cotada para assumir a candidatura a vice. Mas declinou do convite, alegando que precisa cuidar dos cinco filhos, o mais novo tem sete meses e ainda é amamentado.