ASSINE
search button

PE: pesquisa do Datafolha indica segundo turno no Recife

Compartilhar

O candidato a prefeito do Recife Geraldo Júlio (PSB) é o único que tem garantida sua vaga no provável segundo turno na eleição municipal, com 46% dos votos válidos, de acordo com a nova pesquisa do Datafolha, divulgada neste sábado pelo jornal Folha de S.Paulo em parceria com a TV Globo. O seu adversário tanto poderá ser Daniel Coelho (PSDB), que figura com 26% das intenções dos votos válidos, como o senador Humberto Costa (PT), com 21% do montante.

A indefinição ocorre porque, embora Daniel Coelho seja citado por índice maior de entrevistados, Humberto cresceu cinco pontos percentuais nos últimos dias. A diferença entre Daniel Coelho e Humberto Costa era de onze pontos percentuais. Nos últimos dias essa margem caiu para cinco pontos. Somado a essa análise, vale acrescentar a margem de erro, de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Para se obter os votos válidos, são excluídos os votos brancos, nulos e indefinidos apontados na pesquisa.

O candidato Mendonça Filho (DEM) foi citado por 4%. Edna Costa (PPL), Jair Pedro (PSTU) e Jair Pedro (PSTU) estão com 1%. O candidato Douglas Sampaio (PRTB) não atingiu 1%.

Na estimulada, o resultado da pesquisa mostra que Geraldo é o candidato de 41% dos voto, Daniel é lembrado por 23% dos entrevistados e Humberto é citado por 19% das pessoas. O candidato Mendonça Filho (DEM) foi a opção declarada por 4% dos entrevistados. Roberto Numeriano (PCB), Edna Costa (PPL) e Jair Pedro (PSTU) têm 1% das intenções de voto, cada um. O candidato Douglas Sampaio (PRTB) não foi citado. Douglas assumiu a candidatura pelo PRTB depois da renúncia de Esteves Jacinto (PRTB). Disseram que votariam em branco ou nulo 5% dos entrevistados e 6% não souberam dizer o nome do candidato ou não responderam.

Segundo turno 

A pesquisa do Datafolha perguntou aos eleitores qual a intenção de voto no segundo turno, considerando os dois cenários: Geraldo e Humberto ou Geraldo e Daniel. A simulação aponta Geraldo Júlio como primeiro nas duas intenções. Contra Humberto teria 60% dos votos e, o senador pelo PT, 28%. Contra Daniel, o afilhado do governador Eduardo Campos teria 51% contra 38%.

O total de eleitores que não sabe o número do candidato que vai votar para prefeito representa um universo de 25%, apontou o levantamento do Datafolha realizado a poucas horas da eleição. Os eleitores de Geraldo são os que melhor memorizaram o número do candidato, 75%. Daniel tem 71% dos seus eleitores que conhecem o seu número e Humberto tem 69%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número PE-00263/2012. O Datafolha ouviu 1.744 eleitores entre os dias 5 e 6 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Eleições 2012

As eleições municipais de 2012, que ocorrem no domingo, 7 de outubro, levarão às urnas mais de 138 milhões de brasileiros aptos a escolher prefeitos e vereadores para um mandato de quatro anos. Em todo o País, são cerca de 436 mil sessões eleitorais, que estarão abertas das 8h às 17h. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral(TSE), mais de 15 mil candidatos a prefeito, 16 mil a vice-prefeito e 481 mil a vereador disputam o pleito.

A votação acontece em 5.568 municípios - somente o Distrito Federal e a ilha de Fernando de Noronha não terãoeleição. Em 229 cidades de 24 Estados, os eleitores terão à disposição um novo sistema que vem sendo adotado gradativamente pela Justiça Eleitoral: o voto biométrico.