ASSINE
search button

Datafolha: Russomanno mantém liderança em SP e Paes seria reeleito no RJ

Compartilhar

O Datafolha divulgou nesta quinta-feira nova pesquisa sobre as intenções de voto nas eleições à Prefeitura do Rio de Janeiro. Com 55% das intenções de votos, o candidato à reeleição, Eduardo Paes (PMDB-RJ), lidera a disputa, seguido pelo candidato do Psol, Marcelo Freixo, que concentra 19% das intenções. Ambos os políticos aumentaram seus índices, já que na última edição da pesquisa, Paes tinha 54%, enquanto Freixo contava com 18%. 

O levantamento foi realizado entres os dias 25 e 26 de setembro, e foram entrevistadas 1.461 pessoas na cidade. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. 

Com menos apelo popular, Rodrigo Maia (DEM), tem 4% das intenções de votos, Otávio Leite (PSDB), 3%, Aspásia Camargo (PV), 2%, enquanto Cyro Garcia (PSTU) e Fernando Siqueira (PPL) têm 1%. Dos entrevistados, 8% disseram que votariam em branco e 7% não decidiram o voto. 

Votos válidos

No cálculo dos votos válidos no pleito, quando se retira os nulos, brancos e de eleitores indecisos, Paes receberia 65% dos votos e Freixo, 22%. Rodrigo Maia teria 5% dos votos, Otávio Leite, 4%, Aspásia Camargo empataria com Cyro Garcia, 2%, e Fernando Siqueira, 1%. 

Segundo turno

O Datafolha também simulou um possível segundo turno entre Eduardo Paes e Marcelo Freixo. Na simulação, o atual prefeito teria 61% das intenções de voto, enquanto o candidato do Psol acumularia 30%. 6% votaria em branco ou nulo e 3% não responderam. 

Em São Paulo, Celso Russomanno lidera

O Datafolha também divulgou uma nova pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela Prefeitura de São Paulo.

Em relação à pesquisa anterior, Celso Russomanno (PRB) foi de 35% para 30%, José Serra (PSDB), de 21% para 22%, e Fernando Haddad (PT), de 15% para 18%. Gabriel Chalita, do PMDB, teria 9% dos votos; Soninha (PPS), 4%; Ana Luiza (PSTU), 1%; Carlos Giannazi (Psol) e Paulinho da Força (PDT), 1%. Em branco/nulo - 8%; não sabe - 6%.

Considerando os votos válidosCelso Russomanno teria 34%, contra 25% de José Serra, 21% de Fernando Haddad, 10% de Gabriel Chalita, 5% de Soninha, e 1% de Ana Luiza, Carlos Giannazi e Paulinho da Força.