ASSINE
search button

Datafolha: Russomanno lidera corrida à prefeitura de São Paulo

Compartilhar

O candidato Celso Russomanno (PRB) apareceu, pela primeira vez, à frente de José Serra (PSDB) nas intenções de voto para a prefeitura de São Paulo, segundo pesquisa do Datafolha realizada nesta segunda-feira na capital paulista. Russomanno tem 31% das indicações, contra 27% de Serra. Tecnicamente, no entanto, eles permanecem empatados, uma vez que a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos para mais ou para menos, segundo informações da Folha de S.Paulo.

Este foi o último levantamento antes do início do horário eleitoral na televisão e no rádio, que começa nesta terça-feira. Na última pesquisa, realizada entre os dias 19 e 20 do mês passado, era justamente Serra quem estava 4 pontos na frente: o ex-governador tinha 30% das intenções de voto, contra 26% de Russomanno.

Em terceiro lugar aparece Fernando Haddad (PT), seguido de Gabriel Chalita (PMDB), Soninha Francine (PPS) e Paulinho da Força (PDT), com 8%, 6%, 5% e 4%, respectivamente. Por causa da margem de erro, todos estão tecnicamente empatados. Votos brancos e nulos somam 10%, enquanto 6% disseram não saber em quem vão votar.

De acordo com o Datafolha, as intenções de voto no candidato do PRB crescem desde o fim de 2011. Em dezembro, Russomanno tinha 16%, subiu para 19% em março, passou para 21% e 24% em dois levantamentos em junho e tinha 26% no mês passado. Já Serra oscilou durante o período: contava com 18% das intenções de voto em dezembro, subiu para 30% em março, aumentou para 31% em junho, e voltou para 30% em julho.

Encomendada pela Folha de S.Paulo, a pesquisa foi realizada no dia 20 de agosto, com 1.077 entrevistados, e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número SP-00362/2012.

Rejeição

Além de ser ultrapassado pelo adversário, José Serra vê seu índice de rejeição disparar. De acordo com o Datafolha, o tucano lidera por esse critério com 38% - era 32% em junho. Russomanno, por sua vez, tinha 11% em junho e agora tem 12%. Paulinho da Força e Soninha Francine têm 19%, Fernando Haddad tem 15% e Gabriel Chalita, 11%.

Na pesquisa espontânea, a que aponta a consolidação das intenções de votos e na qual o eleitor é convidado a responder em quem pretende votar sem a apresentação de um cartão com os nomes dos candidatos, Celso Russomanno chega a 15% das intenções de voto, contra 13% de José Serra.