ASSINE
search button

Panorama das eleições municipais de Armação de Búzios 

Compartilhar

Os mais de 20 mil eleitores de Armação dos Búzios (Região dos Lagos), de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ), terão de escolher seu prefeito apenas pela quinta vez. O município emancipou-se de Cabo Frio apenas em 1995. Desde então, dois dos candidatos no pleito de 2012 foram os chefes do executivo local.

O atual prefeito, Mirinho Braga (PDT), que governa o município pela terceira vez, e Toninho Branco (sem partido), que comandou a cidade entre 2004 e 2008, disputarão o pleito ao lado de outro ex-prefeito, este de Araruama, Francisco Ribeiro; João Carrilho (PSC), um empresário local; e Evandro da Costa (PR), vereador mais votado de Búzios, e que desfruta de seu terceiro mandato consecutivo.

>> Panorama das eleições municipais de Cabo Frio

>> Panorama das eleições municipais de Nova Iguaçu

>> Panorama das eleições municipais de Duque de Caxias

>> Panorama das eleições municipais de Niterói

>> Panorama das eleições municipais do Rio de Janeiro

>>Panorama das eleições municipais de São Gonçalo

>> Panorama das eleições municipais de São João de Meriti

>> Panorama das eleições municipais de Nilópolis   

Delmires de Oliveira Braga, o Mirinho (PDT)

Conhecido como Mirinho, foi o primeiro prefeito da história de Búzios. Sua vida política começou 1992, quando foi chefe de gabinete do então prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio Novelino. Em 12 de novembro de 1995, quando Búzios emancipou-se, ele assumiu a administração da cidade como sub-prefeito, até o ano seguinte, quando foram realizadas as eleições municipais.

Mirinho está em seu terceiro mandato, tendo vencido as eleições de 1996, 2000, e 2008, mandato este que ainda exerce. Em 2012, o pedetista que reeleger-se pela segunda vez.

Francisco Carlos Fernandes Ribeiro (PSC)

Francisco Carlos Fernandes Ribeiro, hoje conhecido como Chiquinho da Educação, ou do Atacadão, trilhou toda sua carreira política no município de Araruama, também na Região dos Lagos. Nesta cidade, onde é próspero comerciante, tentou a sorte em um pleito eleitoral pela primeira vez. Em 1995, candidatou-se a prefeito, quando foi derrotado. Na disputa seguinte, em 2000, obteve o maior número de votos e sagrou-se chefe do executivo da cidade. Em 2004, foi reeleito para outro mandato.

Neste ano, em vez de buscar eleger-se para mais um mandato em Araruama, transferiu seu domicílio eleitoral para Armação de Búzios, onde aparece com um dos possíveis candidatos a suceder o atual prefeito Mirinho Braga.

João Carrilho (PSB)

Empresário de Búzios, sua empresa é responsável pelo aterro sanitário da cidade. O filho, João de Melo Carrilho, é o atual presidente da Câmara Municipal de Armação dos Búzios. Com estas credenciais, ele tentará um cargo político pela primeira vez.

 Evandro Oliveira da Costa (PR)

Atual vereador de Armação dos Búzios, tendo sido eleito com o maior número de votos, Evandro aparece com ferrenho opositor do prefeito Mirinho Braga, de quem já foi aliado.

Vereador pelo terceiro mandato seguido, tentará, pela primeira vez, ser o chefe do Executivo local.

Toninho Branco (sem partido)

Única pessoa, além do atual, a exercer o cargo de prefeito de Búzios. Elegeu-se em 2004, pelo PMDB. Foi derrotado por Mirinho Braga em 2008, quando tentou a reeleição.