ASSINE
search button

Em nota, diretor de 'Tropa de Elite 2' nega apoio a Dilma

Compartilhar

O diretor do filme Tropa de Elite 2, José Padilha, negou nesta terça-feira (19) que esteja apoiando a candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff. Em nota, publicada no blog do longa e divulgada à imprensa, Padilha afirmou que "não aderiu a candidato algum nesta eleição pelos motivos explícitos em Tropa de Elite 2".

O nome do cineasta aparecia junto ao de outros 60 artistas e intelectuais - que apoiam a petista - em uma notícia divulgada pelo site da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Após a nota de Padilha, a CUT retirou o nome do diretor da lista.

De acordo com a assessoria de imprensa da central sindical, os nomes foram reproduzidos direto do blog de Arthur Henrique, presidente da CUT. No blog, Arthur noticiou a lista sob o título: "Diretor de Tropa de Elite, Chico Buarque, Zeca Pagodinho e muitos outros estão com Dilma. E você?". Depois, alegou que publicou a informação "por julgar que havia sido divulgada durante ato realizado no Rio de Janeiro. Nos corrigimos e pedimos desculpas".

Confira abaixo a nota de José Padilha na íntegra:

Parafraseando o filósofo americano Henry David Thoreau, gostaria de esclarecer que eu não pertenço a nenhum partido, grupo político, agremiação, sindicato ou lista de apoio a candidatos, na qual eu não tenha me inscrito voluntariamente; e que ao contrário do que certos sites e tweets têm afirmado, e do que consta em lista de apoio enviada por um grupo que apoia a candidata do PT para os grandes jornais brasileiros, eu não aderi a candidato algum nesta eleição pelos motivos explí¬citos em Tropa de Elite 2. É uma pena que a falta de crítica e de compromisso com a verdade esteja sendo a principal marca dos dois lados desta campanha presidencial. Um desrespeito ao eleitor brasileiro.