ASSINE
search button

Pela primeira vez na história, bolsa de Nova York será comandada por uma mulher

Aos 43 anos, Stacey Cunningham assume no lugar de Thomas Farley no comando do Grupo Nyse

Compartilhar

Após 226 anos de história do mercado de Wall Street, uma mulher foi nomeada na presidência do maior mercado de capitais do planeta. Stacey Cunningham, de  43 anos, era diretora de Operações da bolsa de Valores de Nova York e assume o comando da bolsa de Nova York no lugar de Tom Farley, que está deixando a empresa.

O anúncio foi antecipado na segunda-feira (21) à noite pelo The Wall Street Journal e confirmado nas redes sociais oficiais do grupo Nyse. Stacey assume o cargo nesta sexta-feira (25).

Perfil 

Stacey Cunningham é formada em engenharia industrial pela Universidade de Lehigh, na Pensilvânia. Cunningham trabalhou pela primeira vez na Nyse em 1994, como operadora no pregão da Bolsa. Já entre os anos de 1996 e 2005, ela foi analista do Bank of America Specialist para a Nyse. Depois, se tornou executiva da Nasdaq e, em 2012, retornou para a Nyse, onde se tornou diretora de Operações em 2015. 

Ela se torna a  67ª presidente na história da instituição. A  nomeação chega um ano e meio depois de Aden Friedman  ter assumido também como primeira CEO da bolsa de Nasdaq. Com a nomeação de Stacey, as duas das bolsas mais importantes do mundo serão lideradas por mulheres.

Bolsa de valores

A Bolsa de Valores de Nova York, com sede em Wall Street, foi criada em 1972 e faz parte da Intercontinental Exchange, uma empresa americana. Entre 2002 e 2008 a instituição já teve uma mulher no cargo de presidente, Catherine Kinney, mas a  presidência era compartilhada com um executivo. Stacey Cunningham será a  primeira mulher no comando da NYSE.