ASSINE
search button

'Prévia' do PIB  tem crescimento de 0,49% em novembro, diz BC

Compartilhar

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma "prévia" do Produto Interno Bruto (PIB), teve expansão de 0,49% em novembro, na comparação com outubro, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (15). 

Novembro foi o terceiro mês seguido de alta do indicador. No ano passado, o IBC-Br registrou crescimento em sete dos onze meses.

De janeiro a novembro de 2017, o indicador do nível de atividade registrou uma expansão de 0,97%, sem o ajuste sazonal. Com o ajuste, o aumento foi de 1,06%. Já no acumulado em 12 meses até novembro, a prévia do PIB registrou crescimento de 0,73%.

Na comparação com novembro de 2016, houve crescimento de 2,82% nos dados sem ajustes, pois a comparação é feita entre períodos iguais. 

Em 2016, o PIB teve uma retração de 3,6%. Já para 2017, a expectativa é de que a economia tenha crescimento de 1,1%. O resultado será divulgado em março pelo IBGE.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o Banco Central a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice inclui informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

O indicador foi criado pelo BC para tentar antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica. Mas o indicador oficial é o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Com Agência Brasil