ASSINE
search button

'Le Monde': A "falsa" recuperação da economia brasileira

Jornal diz que apesar do presidente Temer afirmar, o país está longe do crescimento

Compartilhar

Le Monde publicou nesta quarta-feira (31) uma matéria onde analisa a economia brasileira sendo atingida não só pela crise política, mas também por uma demonstração de entusiamo por parte do governo do presidente Michel Temer, que não corresponde a realidade. 

O diário aponta que a maioria dos brasileiros está mergulhado em dívidas ou paralisado pelo desemprego. No entanto, aguardavam por uma melhora palpável da situação econômica com a entrada de Temer. 

Monde afirma que a recuperação econômica tão esperada depois de dois anos e meio de recessão devem ser evidenciadas pela divulgação do crescimento do produto interno bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2017 em 1 de Junho. 

> > 'Le Parisein': Interrogado pela Justiça, Temer está "por um fio"

"Você pode acreditar. O Brasil voltou a crescer "anunciou o presidente Michel Temer, em 12 de Maio, durante um discurso chamado" Um ano de conquistas "comemorando seu primeiro aniversário no poder e reforçando a sua política de reforma estrutural.

Infelizmente, o noticiário fala que o crescimento do PIB de janeiro a março em comparação com os últimos três meses de 2016, esperado em crescer cerca de 1% já é visto como obsoleto pelos cálculos de economistas da Bloomberg.

> > 'Les Echos': Politicamente intimidado, Temer se esforça diante dos investidores

O noticiário lembra que as revelações explosivas sobre o presidente Temer, em meados de maio, têm ameaçado a estabilidade política do país e colocou a economia à beira do abismo. O chefe de Estado, submetido à investigação do Supremo Tribunal por "corrupção passiva", "obstrução da justiça" e "participação em uma organização criminosa", além de receber uma dúzia de pedidos de "impeachment" (acusações) apresentadas na Câmara dos deputados.

Será que ele será deposto, como sua antecessora Dilma Rousseff, há apenas um ano? Quem vai substituí-lo? O que será feito com as reformas em curso e cruciais para o país? O mercado está em polvorosa, investidores duvidam de uma continuidade nestas ações para fortalecer a economia e os empresários estão incomodados, avalia Le Monde.

Le Monde ouviu economistas que apostam em uma saída rápida da crise como única solução para tentar salvar o país. Mas para o vespertino qualquer que seja o desenrolar dos acontecimentos nas próximas semanas, a retomada da economia brasileira já está comprometida.

Le Monde ressalta que no melhor dos casos o país vai registrar um crescimento simbólico próximo de zero este ano e, no pior dos casos, o PIB brasileiro continuará recuando.

> > Le Monde