ASSINE
search button

Fabio Schvartsman toma posse da Vale, substituindo Murilo Ferreira

Compartilhar

O novo presidente da Vale, Fabio Schvartsman, tomou posse nesta segunda-feira (22), substituindo Murilo Ferreira, que deixa o posto após seis anos no cargo.

Schvartsman foi eleito pelo Conselho de Administração a partir de lista preparada pela empresa internacional de seleção de executivos, Spencer Stuart, em 27 de março. Ele deixou a presidência da Klabin, que ocupava desde 2011, para assumir a chefia da mineradora. A revista Forbes colocou no ano passado Schvartsman na lista dos 34 melhores executivos do Brasil. 

O novo presidente da Vale tem graduação e pós-graduação em engenharia de produção pela Poli-USP, além de pós-graduação em administração de empresas pela FGV. Com 63 anos, o executivo trabalhou por dez anos na Duratex e por 20 anos no grupo Ultra, onde comandou o processo de abertura de capital, e de onde saiu em 2007 como diretor financeiro da holding Ultrapar e sócio-diretor da Ultra S.A. Ele também foi presidente da companhia de perfuração San Antonio Internacional e da Telemar Participações.

Como presidente-executivo da Vale, terá como missão tocar o processo de pulverização do controle da companhia, anunciado em fevereiro deste ano. 

Murilo foi nomeado em maio de 2011, no lugar de Roger Agnelli, morto em março de 2016 em um acidente aéreo. O executivo liderou a Vale durante um período de turbulência na indústria da mineração mundial e enfrentou alguns dos momentos mais difíceis da história da empresa. Em fevereiro, ele disse que um dos motivos para deixar o cargo é a proximidade de seus 65 anos, que serão completados em 2018.