ASSINE
search button

Petróleo opera em forte baixa preocupada com excesso de oferta e dúvidas com a Rússia

Compartilhar

Os contratos futuros dos barris de petróleo negociados em Londres e Nova York operam em forte baixa nesta quarta-feira (27), em meio a dados mistos dos estoques dos EUA divulgados ontem, e com as preocupações cada vez maiores de que os cortes de suprimento por parte dos grandes produtores podem não bastar para superar um superávit global.

As declarações do ministro da Energia da Rússia, Alexander Novak, que afirmou que a decisão de prolongar o acordo ainda estava “em discussão”, assustaram os investidores, impactando ainda mais o mercado.

Os preços chegaram a subir durante a noite com dados do Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) mostrando que os estoques de petróleo dos EUA caíram 3,6 milhões de barris na semana passada, mas o otimismo foi suplantado com as preocupações com o excesso de produtos baseados em petróleo no mercado.

Os estoques de gasolina cresceram 3,4 milhões de barris na semana passada. Além disso, os estoques de diesel também aumentaram inesperadamente, com avanço de 2,7 milhões de barris, uma vez que a demanda dos consumidores não conseguiu absorver um fluxo constante de produtos petrolíferos bombeados pelas refinarias que trabalham em níveis de eficiência quase superiores.

Às 09h50 (de Brasília), o petróleo WTI para junho, contrato mais líquido, caía 1,93%, a US$ 48,66 o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex). No mesmo horário, o Brent para julho também registrava baixa de 1,87%, a US$ 51,43 o barril, na Intercontinental Exchange (ICE).