ASSINE
search button

Petrobras anuncia revisão nos preços de combustíveis

Compartilhar

O Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP) se reuniu na tarde desta segunda-feira (5) e decidiu elevar o preço do diesel nas refinarias em 9,5%, em média, e da gasolina em 8,1%, em média, de acordo com a política de preços anunciada pela Petrobras em outubro, com vigência a partir desta terça-feira (6).

"O aumento observado nos preços do petróleo e derivados e desvalorização da taxa de câmbio no período recente justificam a decisão adotada pelo grupo. Por outro lado, a participação da Petrobras no mercado interno de diesel registrou pequenos sinais de recuperação", afirma a estatal, em nota à imprensa.

A Petrobras informa, ainda, na decisão sobre o reajuste, que sua política de revisão de preços pelo menos uma vez a cada 30 dias "lhe dá a flexibilidade necessária para lidar com variáveis cuja volatilidade vem aumentando recentemente".

"Como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas pela Petrobras nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. Isso dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de petróleo, especialmente distribuidoras e postos de combustíveis", afirma a empresa.

Se o ajuste feito nesta segunda for integralmente repassado, sem alteração das demais parcelas que compõem o preço ao consumidor final, o diesel pode subir 5,5% ou cerca de R$ 0,17 por litro, e a gasolina 3,4% ou R$ 0,12 por litro, calculou a estatal, no comunicado.