ASSINE
search button

Economista da FGV celebra 70 anos com líderes da economia no Brasil

Compartilhar

Com mais de 40 anos dedicados ao ensino de Economia, Antônio Carlos Pôrto Gonçalves comemora seus 70 anos no seminário “Desafios da Economia Brasileira” que será realizado na sexta, dia 21 de outubro, no Centro Cultural da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Professor Titular de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antônio Pôrto formou gerações de economistas que ocuparam cargos de liderança no país.

Entre os seus ex-alunos, estão figuras de renome como Gustavo Loyola, ex-presidente do Banco Central (BC); Maria Silvia Bastos, presidente do BNDES; Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Luiz Guilherme Schymura, diretor da FGV/Ibre; e Rubens Penha Cysne, diretor da FGV/EPGE.

Durante a tarde do dia 21, além dos ex-alunos citados, nomes como Paulo Rabello de Castro, presidente do IBGE, e Claudio Haddad, presidente do Conselho Deliberativo do Insper, estarão reunidos para discutir quais são os principais desafios para a economia do país.

Na avaliação de Antônio Pôrto, para além da política econômica, há problemas sérios de infraestrutura no país que atrapalham a economia. "Precisamos evoluir no que diz respeito à segurança jurídica. O investidor não busca apenas financiamento barato, ele quer segurança. O Brasil tem que fazer uma série de modificações administrativas. É preciso aprimorar a gestão e racionalizar os gastos públicos", argumenta o economista.

Desde 1978 na FGV, Antônio Pôrto atuou em diversos cargos, tais como diretor de ensino da EPGE e diretor geral do Ibre. Atualmente é diretor de Estudos de Novos Negócios da FGV.