ASSINE
search button

'WSJ': Com grande leilão, Chile espera reduzir preço da energia em 20%

Compartilhar

Matéria publicada nesta sexta-feira (19) pelo The wall Street Journal conta que o Chile escolheu na quarta-feira (17) as empresas com as quais firmará diversos contratos no setor energético, após o maior leilão de energia já realizado no país, que segundo as autoridades reduzirão drasticamente os custos de eletricidade. Empresas de energia renovável, como a espanhola Acciona e a irlandesa Mainstream Renewable Power, venceram a disputa por vários dos contratos para suprimento de 12.430 GWh por ano de energia elétrica ao longo de 20 anos, a partir de 2021. O custo médio dos contratos é de US$ 47,59 por megawatt-hora, portanto 63% abaixo da média no último leilão realizado no governo anterior, disse o ministro da Energia, Máximo Pacheco.

Segundo a reportagem do Journal os novos projetos leiloados, que atraíram o interesse de 84 empresas, fornecerão energia para cerca de 30% dos clientes regulamentados no Chile, com uma redução de 20% do custo de eletricidade, disse Pacheco. “Com estes preços para a eletricidade, seremos mais competitivos e produtivos”, disse. O Chile vem, há bastante tempo, arcando com alguns dos mais altos custos de energia elétrica na América Latina. A inexistência de reservas próprias de petróleo e gás forçou o país a depender de dispendiosas importações de energia. O setor de mineração, que demanda muita eletricidade no Chile, que é o maior produtor mundial de cobre, pagou cerca de duas vezes mais, pela energia consumida, do que empresas no vizinho Peru, outro grande país minerador. Energia solar e eólica estão tendo um papel cada vez mais importante no Chile, em virtude do declínio dos preços de energias renováveis. Especialistas da área dizem que o deserto setentrional, onde estão localizadas muitas das minas de cobre do país, é ideal para a produção de energia, graças aos elevados níveis de radiação solar.

“Estimávamos que os preços iriam cair, mas ficamos realmente surpresos”, disse Edward Fuentealba, especialista em energia na Universidade de Antofagasta, sobre o resultado do leilão.

De acordo com o texto do WSJ a Acciona declarou ter vencido a disputa por um contrato de 506 GWh de energia elétrica por ano. A companhia planeja construir um parque eólico de 183 megawatts na região central de La Araucania, suficiente para alimentar cerca de 250 mil casas. A Mainstream Renewable, que venceu uma disputa pelo suprimento de 986 megawatts de eletricidade, disse que vai investir US$ 1,65 bilhão em sete usinas eólicas em todo o Chile.