ASSINE
search button

Petrobras conclui venda de participação em subsidiária na Argentina

Compartilhar

A Petrobras finalizou nesta quarta-feira (27) a operação de venda da totalidade de sua participação de 67,19% na Petrobras Argentina (PESA) para a Pampa Energía. O negócio chegou a US$ 897 milhões. Segundo a Petrobras, a operação, realizada por meio de processo competitivo, é parte importante do plano de desinvestimentos (venda de ativos) da empresa.

Recentemente, a Petrobras vendeu a totalidade de sua participação na Petrobras Chile Distribuición, subsidiária de distribuição chilena. 

A venda da participação na subsidiária argentina também contemplou um acordo para operações subsequentes, visando à aquisição por parte da Petrobras de 33,6% da concessão de Rio Neuquen, que são áreas com grande potencial de produção de gás natural na Argentina, e de 100% do ativo de Colpa Caranda, que são campos de produção de gás natural na Bolívia, por um valor total de US$ 52 milhões.

Essa negociação, no entanto, está sujeita a aprovação pelo Conselho de Administração da PESA.

Os ativos de Rio Neuquen e Colpa Caranda têm valor estratégico para a Petrobras, pois apresentam grande potencial de produção de gás natural, especialmente em Rio Neuquen, onde há estimativas de haver grandes reservas de gás natural não convencional.