ASSINE
search button

Índice de Confiança do Setor de Seguros tem alta de 40% no primeiro semestre

Compartilhar

O Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS) – um dos principais termômetros do mercado –fechou o primeiro semestre do ano com alta de 40%, segundo levantamento da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor). Foi o quinto mês consecutivo de crescimento do índice, que chegou a 94 pontos, a média mais alta dos últimos dois anos. Esse desempenho reflete a expectativa favorável das empresas quanto ao reaquecimento do mercado de seguros, apesar de uma queda real de 3,6% no volume de prêmios e contribuições entre janeiro e abril. 

“A recuperação do setor ficará mais clara no segundo semestre. Há segmentos que podem impulsionar os negócios, como o seguro patrimonial, que acumula alta de 6,5% em receitas, e o setor de benefícios. Ou seja, é possível chegarmos ao final do ano com um resultado positivo. O ICSS como retrato das expectativas do setor pode nos dar sinais de retomada nos próximos seis meses”, destaca o presidente da Fenacor, Armando Vergilio, lembrando que o indicador não ultrapassa a barreira dos 100 pontos desde 2014.

A pesquisa da Fenacor também apura a expectativa das empresas em relação ao crescimento da economia pelos próximos seis meses. Todos os três segmentos do mercado (seguradoras, corretoras e resseguradoras) registraram alta dos seus índices de confiança: 72%, 76% e 69%, respectivamente. Quanto ao faturamento, 87% das resseguradoras, 76% das corretoras e 65% das corretoras esperam um cenário mais favorável nos próximos seis meses.

Entre as resseguradoras, 81% estão otimistas em relação à rentabilidade do setor pelos próximos seis meses.  Essa expectativa é compartilhada por 69% das seguradoras e por 76% das corretoras.

O setor de seguros é responsável por 6% do Produto Interno Bruto (PIB). É uma indústria que emprega mais de 40 mil pessoas, abriga cerca de 95 mil corretores e reúne 112 companhias seguradoras em todo o país. Em 2015, movimentou R$ 365 bilhões em volume de prêmios (considerando resseguros e a saúde suplementar), crescendo 11,6%, o que mostra sua força na economia nacional.

Os resultados do ICSS são calculados a partir de pesquisa realizada pela Fenacor com 100 grandes empresas do setor, que indicam percentuais de 0 a 200 para a confiança na economia, rentabilidade e faturamento. Também foram apurados outros três indicadores: ICSS (de confiança do setor de seguros no Brasil), ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).