ASSINE
search button

Maioria das bolsas asiáticas fecha em alta nesta segunda

Dólar alto alavancou resultado de exportadoras no continente

Compartilhar

A maioria das ações da Ásia encerraram em alta o primeiro pregão da semana. O volume de negócios foi baixo nesta segunda-feira (30) devido às incertezas nos mercados monetários e de ações do continente.

O resultado positivo das praças asiáticas, de acordo com especialistas, foi sustentado pelo dólar alto. A desvalorização das moedas locais beneficiou empresas exportadoras, que apresentam mais competitividade nos preços nos mercados globais. 

O yuan, inclusive, atingiu a cotação mais baixa em mais de cinco anos em relação ao dólar, segundo informações do Banco Central chinês. Nesta segunda (30), o dólar valia 6,5784 da moeda chinesa. É a cotação mais baixa do yuan desde fevereiro de 2011.

>> Yuan cai para valor mais baixo em mais de 5 anos

A moeda dos EUA atingiu novas máximas depois que a presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, anunciou que o banco central norte-americano deve aumentar as taxas de juros nos próximos meses. O alto escalação do Fed deve se reunir em julho e junho para decidir sobre o assunto.

Em Tóquio, o índice Nikkei teve alta de 1,39%, aos 17.068 pontos. Em Hong Kong, o índice Hang Seng avançou 0,26%, aos 20.629 pontos. Em Xangai, o SSEC subiu 0,1%, aos 2.823 pontos. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, valorizou 0,14%, aos 3.066 pontos. Em Seul, o índice Kospi retrocedeu 0,1%, aos 1.967 pontos. Em Taiwan, o índice Taiex teve valorização de 0,85%, aos 8.535 pontos. Em Cingapura, o Straits Times recuou 0,21%, aos 2.796 pontos.