ASSINE
search button

'WSJ': Economia dos EUA dá força a fabricantes voltados para o mercado interno

Compartilhar

Matéria publicada no The Wall Street Journal nesta terça-feira (24), fala que a indústria dos Estados Unidos está cada vez mais dividida entre os fabricantes voltados para o exterior e aqueles de olho no mercado interno.

Segundo a reportagem, gigantes industriais globais estão às voltas com a valorização do dólar, o titubeante mercado de commodities e a demanda fraca de economias emergentes e avançadas, do Brasil até a Europa e a China. Mas fabricantes americanos orientados para o mercado doméstico estão em melhor situação, graças a negócios mais estáveis alimentados por setores relativamente aquecidos, como automóveis e imóveis, e a melhora do mercado de trabalho. Essa divisão, visível nos resultados financeiros mais recentes das empresas e nos indicadores da atividade industrial nos EUA, refletem as tensões mais amplas que assolam a economia global. Embora a maior economia do mundo — a americana — esteja com dificuldades para ganhar impulso, ela tem um desempenho melhor que muitas outras economias desenvolvidas lutando para não afundar.

De acordo com o texto do Journal, Indicadores industriais recentes ilustram esse cenário mais positivo nos EUA. Um índice de manufatura nacional do Instituto para a Gestão de Oferta, uma associação comercial de gerentes de compras, mostrou que a atividade continuou crescendo em abril, depois de ter quebrado, em março, um ciclo de cinco meses consecutivos de contração. A firma de dados Markit também informou que a atividade industrial no país continuou a se expandir no mês passado. A produção industrial — a medida do banco central americano, o Federal Reserve, para tudo que é produzido em fábricas, concessionárias de serviços públicos e minas — deu um salto em abril.

Enquanto isso, as condições do setor manufatureiro da China estão se deteriorando, a atividade na França registrou seu maior recuo nos últimos 12 meses e as fábricas brasileiras estão demitindo numa velocidade recorde, finaliza o The Wall Street Journal.