ASSINE
search button

'WSJ': Grandes petrolíferas desistem de projetos caros e complexos

Compartilhar

A matéria publicada no The Wall Street Journal nesta sexta-feira (6), conta que as maiores petrolíferas do mundo estão deixando de lado grandes projetos que, até há alguns anos, elas divulgavam como sendo o futuro do setor.

Segundo reportagem do Journal, da Austrália ao Golfo do México, as baixas incluem projetos de exploração em águas ultraprofundas, embarcações imensas usadas como fábricas flutuantes de gás natural liquefeito e tecnologias que poderiam reduzir drasticamente a emissão de combustíveis fósseis. A anglo-holandesa Royal Dutch Shell PLC, a americana Chevron Corp. e a australiana Woodside Petroleum PLC são algumas das grandes empresas de petróleo que estão cancelando ou adiando projetos ambiciosos.

WSJ fala que um novo exemplo dessa tendência foi divulgado na quarta-feira, quando a Shell informou ter registrado queda de 83% no lucro do primeiro trimestre ante um ano atrás. A empresa afirmou que vai cortar seus gastos de capital em mais 10% neste ano, para US$ 30 bilhões.

“Para ser totalmente honesto, qualquer novo grande investimento, seja de GNL flutuante, águas profundas ou outro está sob uma análise crítica muito severa dos níveis de custo e retorno simplesmente devido” à situação do setor, disse o diretor financeiro da Shell, Simon Henry, numa teleconferência.

Desde que os preços do petróleo começaram a cair, há quase dois anos, a indústria petrolífera já adiou ou cancelou US$ 270 bilhões em projetos, estima a consultoria norueguesa Rystad Energy, de acordo com o Wall Street Journal. 

É uma reviravolta drástica em relação aos últimos dez anos, quando a demanda crescente e a redução das fontes alçaram os preços do petróleo às alturas e levaram as petrolíferas a novas fronteiras de exploração, não importava a que custo, finaliza o The Wall Street Journal.