ASSINE
search button

Iniciativa da CEAGESP ajuda supermercados a reduzir perdas de alimentos

Manuseio Mínimo preserva a qualidade das frutas e hortaliças frescas e dá segurança no consumo

Compartilhar

Hoje em dia ninguém contesta a importância das frutas e hortaliças frescas na atração e na fidelidade dos consumidores, na receita e na diferenciação dos supermercados. As crescentes dificuldades de trânsito e estacionamento, o trabalho feminino fora do lar, as dificuldades de obediência às exigências de segurança alimentar, dificultam o funcionamento das feiras e criam oportunidades de negócio para os supermercados.

A percepção da importância das frutas e hortaliças frescas é bem retratada pela mudança de localização do setor de FLV nas lojas – logo na entrada para chamar a atenção das pessoas pelo colorido e ocupando um espaço grande da loja.O negócio das frutas e hortaliças, flores e plantas ornamentais frescas é muito complexo. Grande diversidade de produtos, variedades, tamanhos, qualidades e valores, no mesmo dia. Grande variação de oferta e valor ao longo do ano. 

A comercialização é uma corrida contra o tempo. A melhor qualidade do produto acontece na lavoura, no momento da sua colheita. Não há nada que se possa fazer para melhorar a qualidade, só conseguimos mantê-la. O manuseio inadequado é a principal causa de perda de qualidade, de frescor e de valor das frutas e hortaliças frescas.

A maior parte das frutas e hortaliças frescas comercializadas na CEAGESP já tem como destino os supermercados. Os técnicos da CEAGESP desenvolveram o Programa Manuseio Mínimo que engloba material impresso, material digital e treinamentos, como apoio aos supermercados