ASSINE
search button

The New York Times: "Chineses estão perdendo a confiança no yuan"

Jornal americano destaca apreensão no país com iminente desvalorização da moeda

Compartilhar

De acordo com o jornal americano "The New York Times", uma iminente desvalorização do yuan gera apreensão na China. À medida que a economia do país vai tropeçando, as famílias ricas, cada vez mais, buscam maneiras de mover suas reservas de dinheiro para outros países, temendo que elas percam muito valor. 

Para driblar o controle no país, os chineses estão pedindo a amigos e familiares para levar ou transferir $50.000 individualmente, o limite anual. 100 pessoas diferentes, portanto, conseguiriam mover $5 milhões para fora do território chinês. 

Como o periódico nova-iorquino esclarece, a prática é chamada de "Smurfing", em alusão ao desenho animado "Os Smurfs", e é parte da fuga de capital que vem fomentando dúvidas sobre os prospectos econômicos da China, o que impacta profundamente o mercado internacional. Em 2015, empresas e indivíduos do país moveram mais de $1 trilhão para o exterior. 

Alguns métodos são perfeitamente legais, como o investimento em imóveis em outros lugares, a compra de empresas no exterior, e o pagamento de dívidas em dólares. Outros, como o próprio Smurfing, são mais duvidosos, e em certos casos, totalmente ilegais. No ano passado, funcionários aduaneiros chineses detiveram uma mulher que tentava deixar o continente com US$ 250.000 amarrados em suas coxas e escondidos dentro de seus sapatos.