ASSINE
search button

'Financial Times': Ouro em alta atinge seu valor mais alto em 1 ano

Metal atingiu mais de US$ 1.200 por onça troy

Compartilhar

Matéria publicada nesta sexta-feira (12) no Financial Times, por Henry Sanderson, conta que os preços do ouro subiram acima de US $ 1.200 por onça troy (31,1035 gramas) nas negociação de quinta-feira (11), atingindo seu maior nível em mais de oito meses. 

O fato é resultado da turbulência do mercado, que leva os investidores a buscarem ativos de refúgio, como o ouro, no caso. A reportagem afirma que o preço do metal atingiu US $ 1,229.4 uma onça troy, o maior nível desde o final de maio de 2015, ou seja, subiu 14 por cento este ano. 

Em paralelo, o dólar dos EUA enfraqueceu contra as grandes moedas em meio a volatilidade dos mercados de ações. Um dólar mais fraco é normalmente bom para o ouro porque o torna mais barato para compradores em outras moedas.

O ouro permaneceu apoiado em meio aos temores persistentes com a saúde da economia mundial e com o setor financeiro da zona do euro.

Nos EUA, a presidente do Banco Central dos EUA (Fed), Janet Yellen, reiterou para o Senado na quinta-feira (11) os comentários feitos no dia anterior ao Congresso.

Em seu depoimento perante um comitê do congresso na quarta-feira (10), Yellen disse que há bons motivos para acreditar que os EUA seguirão um caminho de crescimento moderado que permitirá que o Fed faça ajustes "graduais" à política monetária.

Mas ela também admitiu os riscos enfrentados pela economia dos EUA devido às restrições das condições financeiras impulsionadas pela queda dos preços das ações e pela incerteza sobre a China.