ASSINE
search button

'Financial Times': Reação do ouro na economia global

Compartilhar

Matéria publicada neste domingo (7) no Financial Times, comenta que os futuros de ouro encerraram a sexta-feira (5) em alta após a divulgação de um relatório misto sobre o emprego nos EUA no mês de janeiro, com uma desaceleração na taxa de criação de empregos mas uma aceleração no crescimento de salários.

Segundo a reportagem, na divisão Comex da Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex), o ouro com vencimento em abril ficou em US$ 1.157,80 por onça-troy, 20 centavos acima da marca de quinta-feira, que foi de US$ 1.157,60.

O Ministério do Trabalho dos EUA informou que a média salarial por hora subiu 0,5% no mês passado e avançou 2,5% em uma base ano a ano.

A economia gerou 151.000 postos de emprego no mês passado, o menor número desde setembro e menos do que os 190.000 projetados pelos economistas.

Apesar da desaceleração no crescimento de empregos, a taxa de desemprego caiu para 4,9%, o nível mais baixo desde fevereiro de 2008.

A alta no crescimento dos salários impulsionou as perspectivas de inflação e elevou a probabilidade de que o Banco Central dos EUA possa aumentar as taxas de juros este ano.

O índice do dólar subiu para 96,98 na sexta-feira, saindo de baixas de três meses e meio atingids na sessão anterior.

Os ganhos do ouro desde o começo do ano foram apoiados pelas preocupações com uma desaceleração no crescimento global, maior volatilidade do mercado e mais recentemente por uma fraqueza no dólar, e tudo isso alimentou uma procura maior por um porto-seguro.

Nesta semana, os investidores estarão aguardando a declaração de quarta-feira (10) da presidente do Banco Central dos EUA, Janet Yellen, e os dados de sexta-feira (12) sobre as vendas no varejo norte-americano em busca de mais indicações sobre a força da maior economia mundial.

Vale lembrar que segunda-feira (8), os mercados financeiros da China estarão fechados por conta do feriado do Ano Novo Chinês. Na zona do euro, a Alemanha deve divulgar dados sobre a produção industrial. O Canadá deve publicar um relatório sobre os alvarás de construção.