ASSINE
search button

'Project Syndicate': A nova economia global e seus mistérios

Compartilhar

Matéria publicada nesta quinta-feira (4) no Project Syndicate, por Nouriel Roubini, conta que desde o início do ano, a economia mundial está enfrentando uma grave volatilidade no mercado financeiro, marcado pela queda dos preços de ações e outros ativos de risco. Uma série de fatores relacionados estão ocasionando este cenário  e assim permanecerá durante todo o ano de 2016. 

São grandes as preocupações com a desaceleração da economia chinesa, assim como gera dúvidas o crescimento dos Estados Unidos, a partir da elevação de taxas de juros pelo Fed. Não podemos deixar de falar da situação de conflitos no Oriente Médio; e principalmente a queda livre dos preços do petróleo e das matérias-primas, interferindo negativamente na demanda global.

A reportagem ainda analisa que a queda dos preços do petróleo, junto com a falta de liquidez do mercado e o aumento da alavancagem das empresas de energia dos EUA está alimentando temores de eventos graves de crédito (inadimplência) e crise sistêmica nos mercados de crédito. Também existem as aparentemente intermináveis ??preocupações sobre a Europa, com uma possível saída britânica (Brexit) da União Europeia, enquanto os partidos populistas de direita estão tomando o lugar da esquerda, em todo o continente.Estes riscos aumentam as tendências sombrias a médio prazo e afeta globalmente os mercados. 

De fato, a economia mundial em 2016 vai continuar sendo uma incógnita em termos de produção, políticas econômicas, inflação e o comportamento de preços de ativos e mercados financeiros. Então, o que faz economia global de hoje ser tão difícil de se definir?Em primeiro lugar, o potencial de crescimento nos países desenvolvidos e emergentes caiu muito, por causa da carga de dívidas privadas e públicas elevadas, envelhecimento rápido (o que implica uma maior poupança e investimento inferior), e uma série de incertezas que acabam suspendendo os gastos de capital, deixando os investidores mais cautelosos. Em segundo lugar, o crescimento real tem sido fraco e abaixo da tendência potencial, devido ao doloroso processo de desaceleração dos EUA, em curso pela primeira. Na verdade, o que se percebe, de um modo geral e global, é que a distinção entre a política monetária e fiscal se tornou cada vez mais ténue.