ASSINE
search button

Conselheiro de Estado da China diz que mundo pode enfrentar nova crise

“As oportunidades não têm precedentes, mas os desafios também não”

Compartilhar

O conselheiro de Estado da China Yang Jiechi alertou nesta quinta-feira (14) para a possibilidade de uma nova crise financeira global. Ele é o responsável máximo pelos negócios estrangeiros do gigante asiático.

"Não é possível descartar por completo a possibilidade de vermos acontecer uma nova crise econômica, e o problema não devia ser negligenciado”, afirmou Jiechi.

“Vivemos numa era de constantes mudanças e de intensas transformações”, acrescentou. Jiechi destacou ainda que “as oportunidades não têm precedentes, mas os desafios também não”.

A declaração foi feita durante encontro preparatório da cúpula do G20, que ocorrerá em setembro na cidade de Hangzhou, no Leste do país. Na ocasião, Yang Jiechi aproveitou para reforçar que diferentes países e organizações têm trabalhado em conjunto para reforçar a confiança geral após a crise financeira global de 2008.

A China tem enfrentado dificuldades na economia e influenciado mercados no mundo inteiro, em meio a tentativa de estabilizar o yuan em relação ao dólar. Nesta quinta-feira, suas bolsas tiveram recuperação, com analistas confiantes que os patamares vistos no ano passado, que afetaram fortemente o mercado financeiro global, não devem se repetir. Pelo menos no curto prazo. No longo, ainda é preciso garantir indicadores melhores.

* Com 'Agência Brasil' e 'Agência Lusa'