ASSINE
search button

Bancos públicos vão expandir crédito, diz ministro da Fazenda

Infraestrutura e capital de giro para pequenas e médias empresas são prioridade

Compartilhar

O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, declarou em entrevista à Folha de S. Paulo, publicada neste domingo (10), que os bancos públicos, como Caixa Econômica e BNDES, vão ajudar a expandir a oferta de crédito na economia ainda neste ano.

"Há uma liquidez nos agentes financeiros públicos e no FGTS que pode ser utilizada para expandir o crédito em atividades prioritárias, como infraestrutura, habitação, saneamento e capital de giro de pequena e média empresa. É o que vamos fazer", garantiu o novo ministro.

"Nos bancos públicos e no FGTS há liquidez. Hoje o problema não é de oferta, é mais de demanda. Mas podemos melhorar o foco das nossas políticas de crédito direcionado para atender às demandas principais da economia, de setores que querem investir e não têm recursos", completou.

Barbosa também falou em intensificar o programa de concessões, e informou que o governo recebeu estudos para três ferrovias, e que as negociações para novos investimentos em concessões existentes, como na Via Dutra, estão em fase de conclusão. "Há uma agenda de melhoria do ambiente de negócio e medidas para simplificar e desburocratizar a vida das empresas e das famílias."

O ministro garantiu, contudo, que haverá rigor fiscal. "Primeiro temos de aumentar a previsibilidade, sobretudo a fiscal. Hoje o maior desafio do Brasil é o fiscal, e ele só depende de nós mesmos", disse o ministro, que acredita que a meta de 2016 será cumprida.

"Somos todos a favor de um ajuste do tamanho necessário para equilibrar as contas públicas e estabilizar o nível de atividade econômica. O que houve ao longo do ano do passado foi que as previsões sobre crescimento e arrecadação acabaram não acontecendo. Isso levou a uma necessidade de o governo fazer ajustes."