ASSINE
search button

Brasil pode se beneficiar com onda global de migrações, diz FMI

Em alguns anos, Brasil pode começar a enfrentar escassez de mão de obra

Compartilhar

A migração em grande escala de pessoas de países pobres para aqueles mais ricos será uma característica permanente da economia nas próximas décadas, segundo relatório divulgado este mês pelo FMI e pelo Banco Mundial. Segundo o diretor executivo do FMI no Brasil, Otaviano Canuto, o país pode aproveitar essa tendência para o próprio desenvolvimento.

De acordo com Canuto, o Brasil está perdendo a oportunidade criada por seu período de bônus demográfico – quando a maior parte da população está em idade economicamente ativa (15 a 64 anos) – para desenvolver o país. Isso porque, segundo ele, o Brasil não aumentou produtividade ou poupança nem fez ajustes no sistema previdenciário.

O Relatório de Monitoramento Global 2014-2015 do FMI e do Banco Mundial classifica o Brasil de país que já está na fase tardia de dividendo demográfico – perdeu a primeira fase do bônus demográfico, mas ainda pode aproveitar os próximos anos. “Daqui a alguns anos, o Brasil vai começar a enfrentar a escassez de mão de obra em algumas áreas e, para isso, a migração pode ser muito interessante”, disse Canuto, durante seminário hoje (16) na Fundação Getulio Vargas (FGV).

Reforma previdenciária

O diretor executivo do FMI destacou que, além da ajuda de imigrantes, o Brasil precisará fazer ajustes internos para aproveitar o que resta desse período de bônus demográfico. Segundo ele, um dos ajustes necessários é a reforma previdenciária. “O Brasil é dos mais generosos no mundo no que diz respeito ao sistema previdenciário. O espaço que era para ser de crescimento da poupança foi usado para sustentar um sistema de transferências que, no longo prazo, não é sustentável. Por isso, temos que ter urgência na reforma da previdência”, disse Canuto.

Outra necessidade do país, de acordo com o diretor do FMI, é estimular a produtividade. “É preciso ter uma agenda para aumentar a produtividade, de fazer o que for necessário, melhorar o ambiente de negócio e tirar as fontes de desperdício que esse país incorre por conta de ter um ambiente de negócios que não é adequado.”