ASSINE
search button

Bolsas europeias revertem baixa e fecham em terreno positivo

Investidores receberam bem os indicativos de uma política monetária acomodatícia

Compartilhar

As principais bolsas europeias fecharam a quinta-feira (8) em alta, impulsionadas por indicativos de que o Banco Central Europeu (BCE) e o Banco da Inglaterra (BoE) manterá uma política monetária "acomodatícia". Embora tenham aberto em baixa, os índices do Velho Continente consolidaram seus ganhos com a divulgação de atas das duas instituições financeiras.

Na ata da reunião de 3 de setembro do BCE, os membros do conselho de diretores do banco deixam claro que a situação econômica da zona do euro ficou mais desafiadora desde o segundo trimestre. Eles ainda apontam perspectivas negativas para a inflação da região.

O mesmo acontece na ata da última reunião do BoE. O banco britânico sinaliza que manterá sua seus juros em níveis baixos pelo tempo que for necessário. A instituição decidiu manter a taxa benchmark em 0,5%, menor nível histórico, e o teto de seu programa de compra de ativos em 373 bilhões de libras. 

Por fim, as expectativas em relação à ata da reunião de setembro do Federal Reserve emprestaram certa cautela às negociações do mercado europeu. O documento foi divulgado por voltas das 15h, no horário de Brasília, quando as bolsas da Europa já tinham encerrado seus trabalhados. 

>>> Fraqueza da economia global fez Federal Reserve manter juros

No encerramento, o pan-europeu Stoxx 600 subia 0,19%, para 361,61 pontos. Este é seu quinto dia consecutivo de valorização, a mais longa sequência de avanços desde o início de agosto de 2015. 

Em Londres, o FTSE-100 subiu 0,61%, aos 6.374,82 pontos. Em Frankfurt, o DAX 30 avançou 0,23%, para 9.993,07 pontos. Em Paris, o CAC 40 teve alta de 0,18%, aos 4.675,91 pontos. Em Madri, o Ibex 35 se valorizou 0,11%, para 10.181,20 pontos.

Por Ana Siqueira