ASSINE
search button

Governo federal consulta setor privado sobre novo processo de exportação

Iniciativa visa aproximar novos procedimentos dos anseios da iniciativa privada

Compartilhar

O Portal Único de Comércio Exterior é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Receita Federal, que visa  à  reformulação dos processos de exportação, importação e trânsito aduaneiro, e busca estabelecer processos mais eficiente integrados entre todos os envolvidos no comércio exterior. 

Nesse contexto, o novo processo de Exportação representará importante ganho  para  os exportadores, os operadores e toda a Sociedade. O seu desenvolvimento  iniciou-se  a  partir  do Mapeamento de Processos da Exportação realizado  pelo Governo  com  a  participação do setor privado. 

O  próximo  passo  será apresentar a proposta do novo processo, o que ocorrerá  através de  consulta  ao setor privado ,  no  período  de  7 a 30 de outubro, que objetiva garantir a convergência dos novos procedimentos de exportação com os anseios dos intervenientes públicos e privados.

A   Consulta   será   realizada   por   meio  do  Portal  Siscomex, onde os consultados terão acesso a uma cartilha eletrônica, na  qual  constam  as principais alterações propostas no novo  processo  de exportação, podendo opinar sobre os procedimentos, conforme instruções constantes ao final da própria cartilha. Para mais informações, acesse:www.siscomex.gov.br