ASSINE
search button

Plano de exportação promete aumentar competitividade de empresas paulistas

Compartilhar

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) Armando Monteiro e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, lançarão nesta terça-feira (6), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE). 

A ação é o braço regional do Plano Nacional de Exportações, lançado em junho deste ano pelo Governo Federal, e tem como objetivo aumentar o número de empresas paulistas – especialmente as de pequeno e médio porte – que operam no comércio exterior.

No mesmo evento, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe SP) assinarão um convênio de cooperação técnica que estabelecerá uma parceria para o desenvolvimento de ações conjuntas voltadas para o aumento da competitividade e internacionalização das empresas paulistas, contribuindo para o aumento das exportações do Estado.

A iniciativa é lançada um dia após representantes de 12 países anunciarem a Parceria Transpacífico, considerado o maior acordo regional de comércio da história. Por não fazer parte das negociações, o Brasil pode sair prejudicado e perder espaço no mercado.

>>> Com Parceria Transpacífico, Brasil fica ainda mais isolado comercialmente, afirma presidente da AEB

>>> Parceria Transpacífico coloca 'pressão positiva' nos diálogos entre Mercosul e UE, diz Monteiro

Por Ana Siqueira