ASSINE
search button

Tsipras se compromete em aplicar com rapidez novo plano de ajuda à Grécia

Primeiro-ministro quer reabrir negociações da dívida em novembro

Compartilhar

A Grécia aplicará com rapidez o acordo com seus credores, a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional, respeitando o terceiro plano de ajuda ao país, declarou nesta sexta-feira o primeiro-ministro Alexis Tsipras por ocasião do primeiro conselho de ministros de seu segundo mandato.

Tsipras insistiu na necessidade de "reestruturar a dívida para que seja sustentável e para que possa restabelecer a competitividade da economia".

O primeiro-ministro grego manifestou a firme determinação de aplicar o acordo em todos os seus termos, com a esperança de abrir negociações em novembro com os credores, UE e Fundo Monetário Internacional (FMI), para reduzir a dívida externa da Grécia, que alcança 170% do PIB.

O novo governo de Alexis Tsipras prestou juramento na quarta-feira, com a missão de aplicar o plano de reformas acordado com os credores internacionais, em troca de uma ajuda de 86 bilhões de euros.

Muitos ministros do gabinete anterior estão de volta, em particular o titular da pasta das Finanças, Euclide Tsakalotos, um economista pró-Europa e grande nome por trás do novo programa financeiro.