ASSINE
search button

Brasil perde mais de 86 mil vagas de emprego formal em agosto

Foi o quinto mês consecutivo de perda de vagas e o pior resultado para o mês desde 1995  

Compartilhar

Informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgadas nesta sexta-feira pelo Ministério do Trabalho, indicam que, em agosto, as demissões superaram as contratações em 86.543. Foi o quinto mês consecutivo de perda de vagas de empregos formais. 

O resultado de agosto foi o pior para este mês desde 1995, quando foram fechadas 116 mil vagas. No entanto, o número ficou abaixo das 157 mil vagas perdidas no mês anterior.

Ainda segundo o Caged, no acumulado dos oito primeiros meses do ano foram fechados  572.792 postos com carteira assinada no país.

De acordo com os dados divulgados nesta quinta pelo IBGE o desempego no país subiu para 7,6% em agosto e atingiu a maior taxa já registrada para o mês desde 2009. 

A população desocupada somou 1,9 milhão e ficou estável em relação a julho. Mas, na comparação com o mesmo mês do ano passado, esse número cresceu 52,1%.

Já o rendimento médio real dos trabalhadores, estimado em R$ 2.185,50, caiu 3,5% em relação ao ano passado e aumentou 0,5% na comparação com julho.