ASSINE
search button

AB InBev pretende fazer oferta recorde por SABMiller 

Aquisição da fabricante de cerveja seria a maior na história do setor

Compartilhar

A Anheuser-Busch InBev NV afirmou que pretende fazer uma oferta pela SABMiller Plc para unir as duas maiores fabricantes de cerveja do mundo incluindo a Budweiser e a Peroni e criar uma empresa que controlaria cerca de metade dos lucros da indústria, diz um artigo de Paul Jarvis, do Bloomberg Business, publicado nesta quarta-feira (16/09)

A SABMiller ganhou 24%, impulsionando seu valor de mercado para cerca de US$ 93 bilhões, e a AB InBev subiu 12%. Nenhuma oferta foi feita ainda. A SABMiller afirmou ter sido comunicada pela AB InBev sobre seus planos sobre uma aquisição, com a AB InBev afirmando que quer trabalhar com a direção da SABMiller “rumo a uma transação recomendada”.

A aquisição da SABMiller seria a maior na história da indústria e fecha mais de uma década de consolidação entre as companhias de bebidas. A união das fabricantes de cerveja tem sido vista como provável há anos já que eles têm limitações geográficas e não são controlados por uma fundação familiar como seus principais concorrentes como a Heineken NV e a Carlsberg A/S.

"Eu estou contente de ver isso após a especulação interminável de uma mega cervejaria", disse Ross Colbert, analista do Rabobank International.

As economias enfraquecidas de Brasil e China, dois dos motores de crescimento para fabricantes de cerveja nos últimos anos, pode ter apressado a abordagem da AB InBev, de acordo com Colbert. A conseqüente queda no consumo de cerveja nesses mercados emergentes “está gerando um impulso para maior consolidação," disse ele.

As duas maiores cervejarias têm sido vistas como o fim do jogo para fusões globais de empresas do ramo. Uma aquisição da SABMiller, liderada pelo CEO Alan Clark, daria AB InBev acesso a mais de US $ 7 bilhões de receita na África com marcas incluindo o Castle lager e quase US $ 4 bilhões em vendas na Ásia, reduzindo a dependência da AB InBev nas Américas e no Brasil.

Com a América Latina representando o maior mercado da SABMiller na América Latina, um acordo  também ampliaria a presença da AB InBev em países como Colômbia, Equador e Peru. Suas marcas latino-americanas incluem a Cristal e Aguila.

O crescimento da AB InBev tem sido em grande parte baseado em aquisições já que foi formada em torno formada através de uma série de aquisições por um grupo de empresários brasileiros liderados por Jorge Paulo Lemann. Alguns analistas especularam que a 3G Capital de Lemann poderia ajudar a orquestrar uma aquisição da SABMiller, como aconteceu quando a InBev NV comprou a Anheuser-Busch em 2008.

Lazard Ltd. e Freshfields Buckhaus Deringer LLP estão dando consultoria à ABI sobre sua oferta potencial, disse pessoas familiarizadas com o assunto. A SABMiller está recebendo consultoria de Robey Warshaw LLP, JPMorgan Chase & Co. e Morgan Stanley, de acordo com comunicado da empresa.