ASSINE
search button

Taxa de inflação da Índia cai novamente

Chuvas ajudaram a estabilizar preços dos alimentos

Compartilhar

A taxa de inflação da Índia caiu ligeiramente para 3,66% em agosto, segundo dados oficiais. A taxa de julho para os preços ao consumidor foi revisada para baixo e ficou em 3,69%, ante uma primeira estimativa de 3,78%.

Segundo a BBC, a queda é em parte devido a uma estabilização dos preços dos alimentos cuja produção aumentou devido às chuvas.

A queda na inflação pode levar o banco central da Índia (Banco da Reserva da Índia, RBI sigla em inglês) a cortar as taxas de juros, que atualmente estão em 7,25%.

Essas taxas elevadas são projetadas para conter a inflação, que ficou em cerca de 5% durante a maior parte de 2015.

Com a inflação agora substancialmente mais baixa, algumas empresas estão pedindo para as taxas serem reduzidas. Muitos analistas acreditam que o RBI vai ouvir esses apelos.

"Esperamos um corte nas taxa, se não imediatamente, na reunião de política no final do mês", disse Sujan Hajra em Anand Rathi Securities.

Segundo a análise de Sameer Hashmi, repórter de negócios, da BBC, em Mumbai, a situação mais recente inflação voltará a colocar os holofotes sobre o banco central da Índia com o clamor por um corte das taxas ficará mais alto. Tanto o governo quanto a indústria querem as taxas de empréstimos mais baixos para estimular o crescimento econômico da Índia, especialmente num momento em que a China está desacelerando. E os dados da inflação de agosto lhes fornecem munição suficiente para intensificar a pressão.

Mas, com a terceira maior economia da Ásia enfrenta um déficit de chuvas - o que muitos estão prevendo poderia ser um dos piores nas últimas décadas - os preços dos alimentos podem subir na parte final do ano, mais uma vez levando a uma inflação mais elevada.

E isso representa um enorme dilema para Raghuram Rajan, presidente do Banco Central da Índia - se corta taxas agora ou espera um pouco mais.