ASSINE
search button

S&P rebaixa 13 bancos brasileiros, entre eles Itaú, Bradesco, Caixa e Banco do Brasil

Compartilhar

A Standard & Poor's rebaixou na noite desta quinta-feira (10) as notas de 13 bancos brasileiros, entre eles Itaú, Bradesco, Caixa e Banco do Brasil. Mais cedo, a agência anunciou o rebaixamento da nota da Petrobras de 'BBB-' para 'BB', além de outras 31 empresas do país.

Segundo a S&P, a perda do grau de investimento do Brasil motivou a decisão de rebaixar os bancos, uma vez que, de acordo com a agência,  as instituições financeiras raramente são avaliadas acima da nota de crédito soberano.

>> Standard & Poor's tira grau de investimento da Petrobras

“Acreditamos que o perfil de crédito do Brasil enfraqueceu desde o dia 28 de julho, quando revisamos a perspectiva para negativa. Nesse momento, observamos riscos maiores para as mudanças nas políticas de ajuste ainda em andamento, especialmente da dinâmica política no Congresso associada aos efeitos das investigações de corrupção da estatal Petrobras”, disse a agência em comunicado.

Veja a lista dos bancos que foram rebaixados:

Banco Safra S.A

Banco Bradesco S.A

Banco Citibank S.A

Itau Unibanco Holding S.A

Itau Unibanco S.A

Banco BTG Pactual

Banco Pan S.A

Banco Santander (Brasil) S.A

Banco do Nordeste do Brasil S.A

Banco do Brasil S.A.

Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S.A.

Caixa Econômica Federal S.A (Caixa)

Banco Nacional de Desenvolvimento Social S.A (BNDES)

Outros dois bancos tiveram seus ratings mantidos, mas a perspectiva alterada para negativa: Banco Votorantim S.A. e Banco ABC Brasil S.A.