ASSINE
search button

China revisa para baixo PIB de 2014

Percentual ficou em 7,3%. Em 2013, país cresceu 7,7%

Compartilhar

O governo da China revisou nesta segunda-feira (7/9) para baixo o crescimento do PIB em 2014 para 7,3%, um décimo menos do que o anunciado pelo Executivo no começo do ano.

O número anual ficou dois décimos abaixo da previsão do governo, de 7,5%, e seguiu a tendência de arrefecimento dos últimos exercícios, após altas de 7,7% em 2013 e 2012 e de 9,3% em 2011.

O Escritório Nacional de Estatísticas chinês publicou a revisão após ter realizado novos cálculos. Como já ocorria com o número anterior, o aumento de 7,3% é o menor aumento registrado pela China em 24 anos, desde 1990.

A revisão do crescimento do PIB foi anunciada em um momento delicado para a economia chinesa, após um período de volatilidade nas bolsas do país que semearam dúvidas na comunidade internacional sobre a estabilidade da segunda maior economia mundial.

Em comunicado para tranquilizar o mercado, a Comissão Reguladora de Valores da China (CSRC) assegurou que a Bolsa de Valores "se estabilizou gradualmente", depois das quedas que começaram em meados de junho, publicou esta madrugada a agência oficial "Xinhua".

A comissão argumenta que os "razoáveis" preços das ações, o menor nível de dívida e a abundante liquidez no mercado evidenciam a volta a níveis normais. Os comentários da comissão vieram pouco depois que o presidente do Banco Central da China, Zhou Xiaochuan, afirmou que o "processo de correção" nas bolsas chinesas já quase terminou e previu "estabilidade" a partir de agora.

O anúncio fez as bolsas chinesas fecharem em queda.O índice Xangai Composto fechou em queda de 2,52%, aos 3.080,42 pontos.O clima de pessimismo contagiou outros mercados asiáticos e as bolsas fecharam em baixa.

<<Bolsa da China fecha em baixa de 2,52%