ASSINE
search button

Segundo jornal, Levy afirmou que Brasil pode ter imposto de ‘travessia’

Ministro da Fazenda está na Turquia para reunião do G20

Compartilhar

Em entrevista concedida neste sábado (5), na cidade de Ancara, na Turquia, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy afirmou que o governo brasileiro estuda a criação de um possível imposto temporário que visa aumentar a arrecadação, após apresentar a peça orçamentária de 2016 com previsão de déficit de R$30,5 bilhões, segundo informações do jornal Valor Econômico.

Após participar de uma reunião do G20 na capital turca, Levy disse que o plano para enfrentar o problema das contas públicas está em fase de construção, e citou a possibilidade da criação de um novo imposto como uma das formas de arrecadação.

"Pode ser imposto para atravessar essa travessia. E depois se retiraria. Estamos no meio de uma discussão sobre isso”, afirmou o ministro, segundo o Valor Econômico.

“O importante é onde vamos chegar e porque vamos chegar, e é para evitar a degradação (do grau de investimento), porque se não fizermos (o ajuste), aumentamos muitos os riscos e vamos destruir emprego por muitos anos”, acrescentou Levy.

A presidente Dilma Rousseff vem defendendo a ideia da criação de novas formas para equilibrar a receita como forma de evitar o déficit no orçamento do próximo ano, uma vez que, segundo a presidente, o governo cortou “tudo que poderia ser cortado”.

Ao ser questionado sobre o tema da reunião com Dilma, na quinta-feira, que inclusive atrasou sua ida para Ancara, Levy disse que a conversa foi para trarar apenas “temáticas fiscais, ponto”.