ASSINE
search button

Em reunião na Turquia, G-20 admite que o crescimento mundial está abaixo do esperado

Grupo é favorável à adoção de medidas que reduzam a desigualdade de renda

Compartilhar

De acordo com o esboço do comunicado final do encontro entre os líderes das 20 principais economias do mundo, em Ancara, na Turquia, os ministros das Finanças e os chefes dos bancos centrais do chamado G20 consideram insuficiente o crescimento global atual, embora creiam em uma dinamização da economia.

"O crescimento global está abaixo de nossas expectativas. Estamos empenhados em tomar medidas decisivas para garantir que o crescimento continua no bom caminho e estamos confiantes de que a recuperação econômica vai acelerar", afirmou trecho do documento, divulgado pela AFP.

A promessa do G20 é “avaliar cuidadosamente as iniciativas (...) a fim de minimizar os efeitos secundários, reduzir as incertezas e promover a transparência”, considerado chave para um crescimento vigoroso das nações.

O grupo comprometeu-se também a “abster-se de qualquer desvalorização competitiva” como forma de resposta aos temores de uma guerra cambial, resultado da recente desvalorização do Yuan.

“Reiteramos nosso compromisso de avançar para sistemas de câmbio determinados pelo mercado e a flexibilidade das taxas de câmbio”, ressalta o projeto de declaração final do documento.