ASSINE
search button

Mercadante diz que Levy fica no governo

"Ele tem compromisso com o Brasil", afirmou o ministro da Casa Civil 

Compartilhar

Após reunião com a presidente Dilma Rousseff, no palácio do Planalto, o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, afirmou em entrevista coletiva, nesta quinta-feira (3), que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, não deixará o governo. "Evidente que fica. Ele tem compromisso com o Brasil, tem compromisso com esse projeto, sabe a importância do trabalho que ele tem para a sétima economia do mundo como ministro da Fazenda. Não foi tratado esse assunto, tratamos de coisas objetivas e de uma agenda construtiva", declarou.

>> Planalto nega saída de Joaquim Levy do Ministério da Fazenda

Além de Dilma e Mercadante, participaram da reunião o próprio Levy e o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa. Joaquim Levy chegou a cancelar a viagem, que faria esta tarde à Turquia para participar do encontro com a presidente. Depois desse cancelamento na agenda, o mercado financeiro ficou apreensivo com informações de que Levy poderia deixar a equipe econômica, o que ajudou a elevar a cotação do dólar. 

>> Após bater R$ 3,81, dólar fecha estável a R$ 3,7598

>> Bovespa fecha em alta pelo segundo dia

Mas, após a reunião com Dilma, Levy voltou atrás e vai embarcar, na madrugada desta sexta-feira (4), em um avião que parte de São Paulo rumo a Ancara, capital turca, para a reunião de ministros do G20, informou sua assessoria de imprensa.

>> Após encontro com Dilma, Levy decide participar da reunião do G20

Aloizio Mercadante disse ainda que os boatos sobre a saída de Joaquim Levy da equipe ministerial são motivados por turbulência provocada por "gente especulando e tentando ganhar dinheiro". "Em momento de instabilidade, tem uma aliança entre os mal informados e os mal intencionados. Tem gente especulando e tentando ganhar dinheiro com turbulência, mas isso não está na pauta do governo. Ele está na equipe, ajuda muito e vai continuar ajudando o Brasil", afirmou.

Mercadante acrescentou que "há um clima de convergência, de unidade, de dedicação, de arregaçar as mangas e trabalhar". "Há total unidade da equipe em relação aos esforços de cortar gastos, melhorar a gestão e eficiência do gasto público, enxugar estrutura administrativa, e melhorar receita. Vamos ter que melhorar receita. As duas coisas têm que ser feitas e todo mundo está de acordo", ressaltou.

>> Em entrevista a jornal espanhol, Levy diz que não pensa em deixar o governo

O Palácio do Planalto informou que a reunião entre Dilma, Levy, Mercadante e Barbosa foi um encontro da junta orçamentária do governo, grupo composto pela presidente e pelos ministros da Fazenda, do Planejamento e da Casa Civil.

Nesta quarta-feira (2), a presidente Dilma Rousseff defendeu o ministro da Fazenda, após ter sido questionada sobre desgaste ou isolamento de Levy. "O ministro Levy não está desgastado dentro do governo. Ele participou conosco de todas as etapas da construção do Orçamento. Ele tem o respeito de todos nós", disse, na ocasião.