ASSINE
search button

Fecomércio: hora de ajustar as contas públicas

Compartilhar

A Fecomércio-RJ divulgou nota sobre a decisão do Copom de manter a taxa de juros em 14,25% ao ano.

Veja a nota:

Após sete altas consecutivas nos juros, o Copom interrompeu o arrocho monetário iniciado em abril de 2013, o que já havia feito em alguns meses do ano passado. Não era sem tempo. Em lugar de aumentar impostos e juros, está na hora de o governo assumir sua competência e fazer o dever de casa: comprometer-se com o gasto público responsável em meio a incertezas que rondam a economia, inclusive quanto a seu desempenho nos próximos anos. 

Diante da prostração observada nos mais variados setores da atividade, do comércio ao Setor Público, o aumento continuado dos juros inibiu ainda mais o investimento e o consumo, além de ter pressionado as contas do governo, já deficitárias. Insistir em aumentar o custo do crédito não caberia neste momento. 

A agenda é política e passa necessariamente pelo reequilíbrio do orçamento federal, por uma injeção de eficiência na máquina pública, capaz de preservar o selo de grau de investimento do país, resgatar a confiança dos agentes econômicos e, com isso, estimular o investimento e a produtividade, oxigênios fundamentais a uma atividade econômica por ora frágil.