ASSINE
search button

BCE classifica de 'decepcionante' crescimento da Itália

Banco prevê aumento 'moderado' para toda a zona do euro

Compartilhar

O Banco Central Europeu (BCE) afirmou que mesmo com um leve crescimento econômico dos países da zona do euro, alguns deles - especialmente a Itália - estão sendo "decepcionantes" na convergência real do Produto Interno Bruto (PIB).

    "A convergência real entre as economias da zona do euro após a introdução da moeda única foi fraca e a Itália registrou os piores resultados em termos de crescimento na questão do PIB per capita. A Itália tem uma produtividade amplamente abaixo da média do euro", destacou a entidade. Para o bloco, o órgão vê "um crescimento moderado no segundo trimestre" e "em perspectiva, é esperada uma maior expansão do crescimento econômico". Em seu relatório mensal, o BCE destacou ainda que a inflação "está se tornando positiva nos últimos meses" após ter atingido níveis mínimos no início do ano. A previsão é que o dado continue subindo vagarosamente até o final do ano e nos próximos dois anos.

    O Conselho Diretor do banco informou que "continuará a acompanhar a situação dos mercados financeiros, bem como as potenciais implicações para a orientação da política monetária e para as perspectivas para a estabilidade dos preços". (ANSA)