ASSINE
search button

Impostômetro da Associação Comercial de SP atinge R$ 1,1 trilhão neste sábado

Compartilhar

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) registrou a marca de R$ 1,1 trilhão neste sábado (18/7), às 7h25. No ano passado, o mesmo valor foi atingido somente doze dias depois (em 30 de julho).

De acordo com o presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), Alencar Burti, essa antecipação em relação a 2014 se deve à elevação de preços e de impostos em 2015. "O aumento é apenas nominal e não real e é explicado pela alta de preços - e não pelo crescimento da atividade econômica. Ou seja, o governo está arrecadando valores superiores em relação ao ano passado, mas eles estão abaixo da inflação atual. Com isso, o país não consegue fechar as contas no azul", diz.

"A economia está em desaquecimento, sugerindo que o ciclo atual de alta dos juros precisa ser encerrado o mais rápido possível. De forma geral, é preciso cautela nas condições dos ajustes macroeconômicos, que prejudicam a produção e o emprego e não ajudam no fechamento das contas públicas", pontua o presidente da ACSP.

Localizado na sede da ACSP, no centro da capital paulista, o Impostômetro tem o objetivo de conscientizar e alertar a população sobre o alto valor que ela paga em impostos, taxas e contribuições.