ASSINE
search button

Greve na Grécia paralisa atividades do setor público

Trabalhadores protestam contra as novas medidas de austeridade no âmbito do acordo

Compartilhar

Parte do setor público grego não trabalha nesta quarta-feira (15/7) em razão da greve de 24 horas convocada pelo sindicato Adedy, que se opõe às novas medidas de austeridade no âmbito do acordo assinado segunda-feira (13/7) com os credores do país, que será votado esta noite pelo Parlamento. Segundo o sindicato, setor público seria omais afetado pelas medidas

Esta é a primeira greve convocada desde a eleição do partido Syriza, em janeiro passado.

Os transportes públicos funcionaram precariamente no início da manhã, com pausas no metrô, causando engarrafamentos nas ruas da capital.

A rede ferroviária não irá funcionar por 24 horas, dificultando o acesso a Atenas do aeroporto internacional, enquanto os hospitais realizam apenas os serviços mínimos e emergenciais.

A greve também afeta os serviços municipais, após o sindicato dos trabalhadores municipais aderir ao movimento nacional.

Centenas de pessoas, segundo polícia, reuniram-se na parte da manhã no centro de Atenas. À noite, esta prevista uma segunda manifestação em frente ao Parlamento, juntamente com outros pequenos partidos de oposição ao acordo.