ASSINE
search button

Acordo nuclear faz preço do petróleo cair com aumento de oferta

Irã acumula 30 milhões de barris prontos para exportação

Compartilhar

O acordo nuclear é visto com pessimismo para os preços do petróleo, uma vez que o Irã acumula 30 milhões de barris de petróleo em suas reservas, prontos para exportação. Uma produção de petróleo iraniano poderia resultar na queda dos preços do petróleo em um mercado global que já está saturado por um excesso de oferta.

O barril de petróleo Brent para entrega em agosto abriu nesta terça-feira em baixa no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, cotado a US$ 57,29, variação de 0,96% em relação ao fechamento da terça-feira.

A produção mundial de petróleo está superando a demanda após um crescimento na produção de óleo de xisto dos EUA e após a decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) no ano passado de não cortar a produção.

No seu relatório mensal divulgado no início nesta segunda-feira (13/7), a Opep elevou sua previsão de crescimento da demanda de petróleo para 2015, 100.000 barris por dia para 1,28 milhão de barris. Para 2016, o cartel do petróleo vê a demanda global aumentar para 1,34 milhão de barris por dia.

A Opep também disse que o grupo produziu 31,38 milhões de barris de petróleo em junho, 283.000 barris por dia superior em comparação com maio, impulsionado principalmente pela maior produção da Arábia Saudita e Iraque.