ASSINE
search button

Líderes da zona do euro chegam a acordo sobre a Grécia

País permanecerá na zona do euro e receberá apoio financeiro

Compartilhar

Os líderes da zona do euro decidiram, por unanimidade, manter o apoio financeiro à Grécia, garantindo a permanência do país na zona do euro.

O presidente do Conselho da Uniâo Europeia (UE), Donald Tusk, anunciou a decisão nesta segunda-feira (13/7).  A reunião começou no domingo (12), após o encontro de ministros de Finanças do Eurogrupo, entrou pela madrugada e só terminou após 17 horas de discussões.

Donald Tusk disse que a ajuda financeira será dada mediante o compromisso do governo grego de levar adiante "sérias reformas" econômicas. Ainda não foram divulgados detalhes do acordo, mas é esperado que os gregos anunciem até quarta (15/7) um pacote de reformas econômicas exigidas pela UE.

>> Próximos passos para concessão de ajuda à Grécia

>> Europeus propõem mais austeridade à Grécia para permanecer no euro

>> El País: gregos admitem como humilhação desconfiança do Eurogrupo

>>Credores exigem a implementação de reformas para concessão de resgate 

"A reunião alcançou por unanimidade um acordo. Está tudo pronto para um programa de ajuda para a Grécia", informou Tusk.

Para o primeiro ministro grego, Alexis Tsipras, a implementação das medidas será difícil: "A decisão de hoje (13/7) permite manter a estabilidade financeira da Grécia, dá oportunidades para a recuperação", advertiu Tsipras ao sair da reunião.Ele disse ainda que o plano reforça a recessão, mas espera que os 35 bilhões de euros em medidas de reestruturação da dívida permitam que os mercados e os investidores compreendam que a saída da Grécia da zona do euro é passado.