ASSINE
search button

Conselho Europeu diz que credores da Grécia devem fazer propostas 'realistas'

Donald Tusk defende sustentabilidade da dívida grega

Compartilhar

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou que os credores da Grécia devem fazer propostas "realistas" sobre a grande dívida pública que Atenas deseja incluir na mesa de negociação, a poucos dias do fim do prazo para que o governo apresente propostas de ajustes e reformas.

"As propostas realistas da Grécia devem ser acompanhadas de propostas realistas dos credores sobre a sustentabilidade da dívida", disse Tusk em uma entrevista coletiva ao lado do primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel.

Já o presidente do Bundesbank (banco central alemão) Jens Weidmann, integrante do conselho de ministros do Banco Central Europeu (BCE), pediu nesta quinta-feira (9/7) que a instituição deixe de fornecer ajuda urgente à Grécia, para que os governos assumam a tarefa.

"Deve estar perfeitamente claro que a responsabilidade sobre a nova situação na Grécia e qualquer decisão de transferir recursos financeiros está agora nas mãos do governo grego e dos países que fornecem ajuda, não nas mãos do conselho de ministros do BCE", disse Weidmann, em Frankfurt.

"Os bancos centrais têm que demonstrar onde estão seus limites", completou o presidente do Bundesbank, que é contrário às ajudas de emergência (conhecidas como ELA) que o BCE proporciona há um mês aos bancos gregos, que estão em situação precária pelas grandes retiradas de dinheiro.

Na segunda-feira, o BCE endureceu as condições para conceder os empréstimos, que há uma semana estão fixados em 89 bilhões de euros.

Para evitar o colapso financeiro e limitar os saques nos caixas, o governo grego determinou o fechamento dos bancos e um controle de capitais.